top of page

A Liturgia na Vida


Os dons do Espírito Santo

Neste ano, celebraremos Pentecostes no dia 09 de junho. O Espírito Santo como dom de Deus por excelência, que transmite outros dons a todos que o acolhem. A tradição da Igreja identifica sete dons, número da plenitude! São eles: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Vamos recordar juntos com o Papa Francisco quais são estes presentes dados por Deus, como eles nos ajudam na caminhada de fé e também pedir ao Espírito Santo que nos conceda estas dádivas!

Sabedoria

O Espírito Santo torna o cristão sábio. Não que ele saberá de tudo, mas saberá de Deus, como Deus age, quando algo é ou não de Deus. O coração do homem sábio tem o gosto e o sabor de Deus. Que o Senhor nos conceda a dádiva da sabedoria, que nos ensine a ver com seus olhos, a sentir com seu coração e a falar com as suas palavras. E peçamos a Nossa Senhora, que é a Sede da sabedoria, que Ela nos conceda esta graça!

Entendimento

Não se trata da capacidade intelectual humana. É uma graça que capacita o cristão a ir além do aspecto externo da realidade e perscrutar as profundidades do pensamento de Deus e do seu desígnio de salvação. Peçamos ao Senhor que conceda a todos este dom, a fim de nos fazer compreender, como Ele mesmo entende, as situações que acontecem e para que compreendamos, sobretudo, a Palavra de Deus no Evangelho!

Conselho

Através do conselho, o Espírito Santo torna-nos sensíveis à sua voz e orienta os nossos pensamentos, sentimentos e intenções, segundo o coração de Deus. Que o Espírito possa infundir sempre no nosso coração esta certeza e encher-nos da sua consolação e paz! Pedi sempre o dom do conselho.

Fortaleza

Este dom não é necessário, só em ocasiões difíceis, mas ele deve constituir o fundamento do nosso ser cristão. Precisamos da fortaleza para fazer avançar a nossa vida, a nossa família e a nossa fé. Diante das dificuldades e das provações da vida, não desanimemos, invoquemos o Espírito Santo, para que com o dom da fortaleza possa aliviar o nosso coração e comunicar nova força e entusiasmo à nossa vida.

Ciência

Abre nossos olhos à contemplação de Deus, na beleza da natureza e na grandiosidade do cosmos, leva-nos a descobrir como tudo nos fala d’Ele e do seu amor. Tudo isto suscita em nós um profundo sentido de gratidão! Peçamos ao Espírito Santo a dádiva da ciência, para compreender bem que a criação é o dom mais bonito de Deus. Ele fez muitas coisas boas para a melhor coisa, que é a pessoa humana.

Piedade

Não se identifica com a compaixão por alguém, mas indica o nosso o vínculo profundo com Deus, que dá sentido a toda a nossa vida e que nos mantém em comunhão com Ele, até nos momentos mais difíceis. Peçamos ao Senhor que a dádiva do seu Espírito possa vencer as nossas incertezas e até o nosso espírito impaciente, tornando-nos testemunhas jubilosas de Deus e do seu amor.

Temor de Deus

Faz de nós cristãos convictos e entusiastas, que não permanecem submetidos ao Senhor por medo, mas porque se sentem conquistados pelo seu amor! Peçamos ao Senhor a graça de unir a nossa voz à dos pobres, para acolher o dom do temor de Deus e poder reconhecer-nos, juntamente com eles, revestidos de misericórdia e de amor a Deus, que é o nosso Pai. Assim seja!

*Para a leitura na íntegra sobre os dons do Espírito, conferir Audiências Gerais do Papa Francisco, abril a junho de 2014.

Pe. Paulo Morais, C.SS.R. Curvelo/MG

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page