top of page

Pastorais

Atualmente, a Basílica de São Geraldo conta com as seguintes pastorais, ministérios, movimentos e associações:

1. Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECEs)

Este Ministério tem como objetivo fundamental o serviço ao Altar do Senhor. Ajuda o Presidente da Celebração Eucarística (ou Celebração da Palavra) na distribuição da Sagrada Comunhão aos fiéis. Leva a Sagrada Comunhão aos doentes e enfermos. 

2. Pastoral da Acolhida

Essa Pastoral tem como objetivo primordial a boa e calorosa acolhida dos fiéis que vêem para participar das Celebrações Eucaristicas. “Acolhei-vos uns aos outros como Cristo vos acolheu para a glória de Deus. – (Rm 15, 7).

3. Pastoral da Acolhida aos Romeiros

Essa pastoral tem como objetivo principal e fundamental a acolhida dos romeiros de São Geraldo.

4. Acólitos

Este Ministério tem como objetivo fundamental o serviço ao Altar do Senhor. Auxilia o presidente da Celebração Eucarística na composição do Altar do Senhor. Leva até o Altar o cálice, o vinho e as particulas para serem consagradas consagradas.

5. Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração é uma organização composta por leigos católicos cuja finalidade é a santificação pessoal e a evangelização. Nasceu num colégio da Companhia de Jesus (de padres Jesuítas) na França e espalhou-se pelo mundo. Trabalha com afinco pela evangelização das famílias e têm uma devoção especial ao Sagrado Coração de Jesus.

6. Liga Católica, Jeus, Maria, José

A LIGA CATÓLICA JESUS, MARIA, JOSÉ foi fundada pelo Capitão Henrique Belletable em 1844, em Liège, na Bélgica, sob a orientação dos padres redentoristas, para proporcionar aos homens um instrumento de prática real e mais consciente de sua fé religiosa e, com isso, atender ao bem das respectivas famílias. Foi aprovada pela autoridade episcopal e, em 1847, elevada pelo Papa Pio IX à categoria de ARQUICONFRARIA.

Todas as LIGAS que se fundavam, deviam agregar-se à SEDE PRIMÁRIA em Liège. Para facilitar a agregação canônica necessária, em vista dos Privilégios, foi obtido, pelo BREVE APOSTÓLICO, em 14 de novembro de 1922, para o Brasil, uma sede que tivesse a mesma autoridade da PRIMÁRIA de Liège. Foi elevada à categoria de PRIMÁRIA a LIGA de SANTO AFONSO, no Rio de Janeiro, com faculdade esclusiva de agregar todas as LIGAS CATÓLICAS atuais e futuramente existentes no Brasil, cujo pedido deve ser formulado à CONFEDERAÇÃO NACIONAL.

Objetivo geral da Liga Católica

Na época da fundação da Liga Católica, o seu principal objetivo era levar homens, em especial os operários para serem evangelizados na Igreja. A Igreja era mais freqüentada por mulheres.

Atualmente, procura trazer os cristãos (homens, mulheres, jovens e crianças), para rezar e trabalhar dentro da própria comunidade e, assim exercer seu apostolado leigo, com as principais atividades:

- Estudar a palavra de Deus por meio de cursos bíblicos, palestras e reuniões de formação.

- Participar das missas e cursos ligados à Igreja (batismo, noivos, casais e outros).

- Rezar terços em família e na comunidade.

- Participar dos retiros espirituais (com reflexões, cânticos e orações).

- Participar de romarias, visitas a orfanatos e asilos.

- Prestar assistência educacional e filantrópicas a seus associados e familiares. Participar na vida da Igreja buscando sempre uma pastoral de conjunto e em especial a Pastoral Operária e Familiar.

7. Ministério de Música

Esse ministério tem a finalidade de alegrar as Celebrações. Segurar os cânticos, fazer com que assembléia também participe cantando.

8. Ministério do Leitorato

Esse ministério tem como objetivo: preparar e ensaiar as leituras que serão proclamadas na Celebração Eucarística.

9. Equipe de Liturgia.

Essa equipe tem como objetivo principal a preparação das Celebrações Eucarísticas.

10. Pastoral dos Surdos

Essa pastoral propicia aos portadores de deficiência auditiva uma catequese especial.

11. Catequese Especial

Essa pastoral tem como objetivo principal oferecer uma catequese aos portadores de deficiências especiais.

12.Associação dos Devotos de São Geraldo

Essa associação tem como objetivo a motivação dos devotos e amigos de São Geraldo para se associarem a ela através de uma ajuda finânceira no sentido de estarem contribuindo assim com as obras de evangelização, e assistencias promovidas pela Basílica de São Geraldo.

13.Missionários Leigos Redentoristas (MLR)

Trata-se de um grupo de fiéis, formado por adolescentes, jovens e casais da Basílica de São Geraldo, assessorados por um membro da comunidade redentorista da Basílica de São Geraldo. São formados na Espiritualidade Redentoristas, com a finalidade de atuarem nos trabalhos missionários da Basílica e também em outros lugares de missão redentorista. São motivados a viverem o carisma redentorista.

Expediente

História

Redentoristas

Obra Social

Últimas notícias

bottom of page