top of page
Foto do escritorBasílica de São Geraldo

A Liturgia na Vida - O mistério pascal de Cristo, sentido de nossa fé!


Na celebração da Epifania do Senhor, a Igreja faz o anúncio das Solenidades móveis durante o Ano: “O centro de todo o ano litúrgico é o Tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado, que culminará no Domingo da Páscoa, este ano a 21 de abril. Em cada Domingo, Páscoa semanal, a Santa Igreja torna presente este grande acontecimento, no qual Jesus Cristo venceu o pecado e a morte.” É desta celebração que derivam todas as celebrações do Ano Litúrgico e é no mistério pascal de Cristo que encontramos o sentido de nossa fé. Como nos diz São Paulo, “se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é sem fundamento, e sem fundamento também é a vossa fé.” (1Cor 15,14) A Páscoa é a festa maior do Cristianismo. A liturgia reserva-lhe longa preparação (tempo quaresmal)! As raízes estão na história de Israel. Na escravidão, no sofrimento, Deus ouviu o seu povo. Diz o Senhor: “Eu vi a opressão de meu povo no Egito, ouvi o grito de aflição diante dos opressores e tomei conhecimento de seus sofrimentos. Desci para libertá-los das mãos dos egípcios” (Ex 3, 7-8). Para os judeus a Páscoa será a memória da grande libertação de Israel do Egito. “Pois nesta noite nós celebramos a saída de Israel da escravidão para a liberdade e redenção. Éramos escravos do faraó no Egito e Deus tirou nosso povo de lá com mão forte e uma promessa de redenção” (rito pascal dos judeus). No Novo Testamento temos Jesus, condenado à morte de cruz. A Páscoa vem como resposta. A vida triunfa! A morte deixa de ser a última palavra sobre a história. Vitória da ressurreição, vitória do amor sobre o ódio. A luz esplendorosa da Páscoa ilumina a escuridão. Cristo ressuscitou! Que a celebração pascal deste ano nos dê a graça de nos tornarmos novas criaturas que semearão, neste mundo ferido, as sementes de um novo mundo de amor e justiça. Nós, os missionários redentoristas aqui da Basílica de São Geraldo, em Curvelo, desejamos a todos vocês uma Feliz Páscoa!

122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page