top of page

QUAL É A ESSÊNCIA DO CRISTIANISMO?


“A violência é hoje um problema em todas as sociedades. Mas, a palavra do grande judeu profeta Isaias “transformar espadas em arados” (Is2, 4), é entendida hoje em todas as nações e religiões”.

(Hans Küng)

O teólogo Hans Küng percorreu o mundo, procurando entender as religiões examinando os contextos sociais, políticos, históricos, buscando apontar os pontos convergentes, com vistas a acenar para um futuro em que possa renovar a paz do mundo. Desta obra monumental quero citar para você uma página que considero central "Qual é a essência do Cristianismo?" Cito-a na íntegra, para não perder a densidade e profundidade da reflexão: "Quando nos encontramos aqui (San Salvador), onde Oscar Romero, estando no altar, foi morto por um tiro, disparado de um carro, logo tomamos consciência do que é realmente importante no cristianismo. Poderíamos citar também o teólogo protestante e lutador da resistência Dietrich Bonhoeffer, ou o pastor e defensor dos direitos civis Luther King, ou o polonês Popiełuszko, e inúmeros outros. O que todos possuíam em comum: ... eram cristãos conscientes e convictos... empenhavam-se por seus semelhantes, sem violência. Mas, com isto também se tornaram semelhantes àquele, que com sua vida, paixão e luta lhes serviu de modelo: Jesus de Nazaré.

E vemos que isto nos leva diretamente ao ponto central: O que é na verdade, a essência do Cristianismo? A essência do Cristianismo não é, como muitos pensam alguma grande teoria, uma visão do mundo ou um sistema de igreja.

É pura e simplesmente este Jesus Cristo. Cristão é todo aquele que, em sua caminhada pessoal- e cada pessoa tem sua própria caminhada- tenta se orientar por este Jesus Cristo. No fundo, nenhuma organização, nenhuma instituição e também nenhuma Igreja honestamente chamar-se – à cristã se na verdade não pode torná-lo (Jesus) como referência (Hans Küng - "Religiões do mundo").

Pe. Jésu Assis, C.Ss.R.

Pe. Jésu Assis, C.Ss.R.

982 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page