Como estudar Jesus Cristo?


Toda reflexão sobre Jesus gira em torno de um acontecimento histórico e não de uma ficção. Cristo é um atributo de Jesus e não de qualquer outra pessoa. Um atributo de Jesus de Nazaré. Não se pode perder de vista isso, como já aconteceu em algum tempo.

Sendo um acontecimento histórico, Jesus pertence ao patrimônio da Humanidade toda, de qualquer povo e de qualquer época.., independente de ter sido batizado ou não!!!

Para nós, cristãos, há que se ter a adesão pessoal a Jesus. Ter a experiência do encontro com a pessoa dele! O que Ele significa para a pessoa que O encontra?!

Um ateu faria uma experiência pesquisadora, não um encontro vivencial! Por exemplo: visitar, estudar os lugares santos etc... A adesão é coisa suposta no cristão, que fizer este estudo. Supõe uma confissão de fé, encontro e tomada de posição diante dele!

Tal confissão é o esforço de dar razão a nossa experiência (1 Pd.3,15) Não se trata de provar, mas, de mostrar que a adesão a Ele não é estúpida,mas, sensata e, por mais exigente que seja, tem razões profundas, seja para nós, seja para a História.”Eu sou o caminho”, porque sou a Verdade e a Vida.

As testemunhas que conheceram Jesus é que irão explicitá-lo para os outros, porque se relacionaram com Ele!

A pessoa dele é inseparável do acontecimento, que Ele suscitou!

Desde o começo, a fé em Jesus possui dimensões comunitárias(eclesiais). É a questão das fontes, ou seja, dos que conheceram Jesus pessoalmente, basicamente, os evangelhos e todo o Segundo (novo!) Testamento. Daí a Tradição, no sentido literal, isto é, a maneira de falar, para transmitir o vivido. Esta linguagem não pode ser “individualista”, nem excludente, isto é, não pode tirar ninguém desta conversa!!! Não somos “livres pensadores” e nem franco-atiradores!

Resumindo!

A inseparabilidade entre o Jesus da história e suas testemunhas é dinâmica e decisiva para estabelecermos o que dá sentido interpretativo, á vida, às palavras e à ação de Jesus.

A separação entre o Jesus da história( de Nazaré) e o Cristo da fé não se sustenta.O conteúdo é: a VIDA- a PESSOA- a HISTÓRIA de Jesus.

Pe. Luciano Ivo, C.SS.R.

Última ceia, Carlos Oswald, 1923. Gravura em metal, Museu Nacional de Belas Artes -

Rio de Janeiro/RJ


51 visualizações

Basílica de São Geraldo

Site desenvolvido usando tecnologia Wix

Todos os direitos reservados.

  • YouTube
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle