São Geraldo Majella e o mistério da encarnação de Cristo
- Basílica de São Geraldo
- 17 de dez.
- 2 min de leitura

A fé vivida e testemunhada por São Geraldo Majella baseia-se no mistério da salvação trazido por Cristo, que através da Encarnação e de seu sacrifício ofereceu-se como exemplo de amor e redenção para a humanidade.
A preparação para a vinda do Menino Jesus durante o Advento e a expectativa de sua vinda gloriosa são pontos centrais da espiritualidade cristã que São Geraldo vivenciou.
Para o Santo Irmão Geraldo, a vinda de Cristo (encarnação) está ligada ao mistério da Santa Eucaristia. Tudo está ligado a ela, pois consiste na presença do próprio Cristo que nos convida sempre a uma profunda intimidade relacional e oracional.
“Em Jesus, Deus encarnou-se, fez-se homem como nós, e assim nos abriu o caminho para o Céu, para a comunhão plena com Ele”, disse o Papa Bento XVI.
Em São Geraldo, fazer a vontade de Deus, a doação total de si e da vida, bem como uma comunhão apaixonada, são elementos fundamentais em seu caminho espiritual e que nos fazem enxergar a presença do mistério da encarnação em sua vida.
“Perante o mistério da encarnação do Verbo, diante do nascimento de Jesus, precisamos desta atitude religiosa da admiração. Se face aos mistérios eu não tiver esta admiração, a minha fé será simplesmente superficial; uma fé ‘informática’. Não o esqueçais!”, disse o Papa Francisco.
Segundo Francisco, não é preciso realizar uma bela obra de arte, mas suscitar, através do presépio, a admiração pela extrema humildade do Senhor, pelas dificuldades que padeceu, por amor a nós, na pobre gruta de Belém.
São Geraldo nasceu e morreu pobre. Escolheu a pobreza de Cristo como sua esposa, de modo a elevar sua alma às alturas da contemplação do divino. É visto como “doutrina viva” que ensinou a profunda comunhão com Cristo através de sua própria vida, mostrando o amor de Deus ao homem e a entrega amorosa do homem a Deus.
A vida de Geraldo é uma manifestação prática da fé, que começa e se aprofunda na comunhão com Deus, em particular através da paixão e do amor de Cristo.
Que a exemplo de São Geraldo, nossa vida seja um testemunho autêntico da redenção.
Oração
Ó Deus, que atraístes São Geraldo desde sua infância, tornando-o conforme à imagem e semelhança de vosso Filho crucificado, fazei que também nós, seguindo o exemplo de sua vida, sejamos transformados nessa mesma imagem. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.




Comentários