top of page

São Geraldo Majella e o mistério da encarnação de Cristo

  • Foto do escritor: Basílica de São Geraldo
    Basílica de São Geraldo
  • 17 de dez.
  • 2 min de leitura

ree

A fé vivida e testemunhada por São Geraldo Majella baseia-se no mistério da salvação trazido por Cristo, que através da Encarnação e de seu sacrifício ofereceu-se como exemplo de amor e redenção para a humanidade.


A preparação para a vinda do Menino Jesus durante o Advento e a expectativa de sua vinda gloriosa são pontos centrais da espiritualidade cristã que São Geraldo vivenciou.

Para o Santo Irmão Geraldo, a vinda de Cristo (encarnação) está ligada ao mistério da Santa Eucaristia. Tudo está ligado a ela, pois consiste na presença do próprio Cristo que nos convida sempre a uma profunda intimidade relacional e oracional.


“Em Jesus, Deus encarnou-se, fez-se homem como nós, e assim nos abriu o caminho para o Céu, para a comunhão plena com Ele”, disse o Papa Bento XVI.


Em São Geraldo, fazer a vontade de Deus, a doação total de si e da vida, bem como uma comunhão apaixonada, são elementos fundamentais em seu caminho espiritual e que nos fazem enxergar a presença do mistério da encarnação em sua vida.


“Perante o mistério da encarnação do Verbo, diante do nascimento de Jesus, precisamos desta atitude religiosa da admiração. Se face aos mistérios eu não tiver esta admiração, a minha fé será simplesmente superficial; uma fé ‘informática’. Não o esqueçais!”, disse o Papa Francisco.


Segundo Francisco, não é preciso realizar uma bela obra de arte, mas suscitar, através do presépio, a admiração pela extrema humildade do Senhor, pelas dificuldades que padeceu, por amor a nós, na pobre gruta de Belém.


São Geraldo nasceu e morreu pobre. Escolheu a pobreza de Cristo como sua esposa, de modo a elevar sua alma às alturas da contemplação do divino. É visto como “doutrina viva” que ensinou a profunda comunhão com Cristo através de sua própria vida, mostrando o amor de Deus ao homem e a entrega amorosa do homem a Deus.


A vida de Geraldo é uma manifestação prática da fé, que começa e se aprofunda na comunhão com Deus, em particular através da paixão e do amor de Cristo.


Que a exemplo de São Geraldo, nossa vida seja um testemunho autêntico da redenção.


Oração


Ó Deus, que atraístes São Geraldo desde sua infância, tornando-o conforme à imagem e semelhança de vosso Filho crucificado, fazei que também nós, seguindo o exemplo de sua vida, sejamos transformados nessa mesma imagem. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.



Texto elaborado com base na oração proposta pelo Ir. Wendel Silva, C.Ss.R., para o XIII CLAIR, Congresso Latino-americano dos Irmãos Redentoristas. - Retirado do site a12.com

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page