top of page

São Geraldo e a Juventude

São Geraldo Majela é referência e inspiração para todos os jovens, pois ele foi um jovem discípulo missionário do Senhor. Viveu apenas 29 anos. Foi um jovem batalhador e passou por muitas dificuldades semelhantes as de muitos dos jovens de hoje.

Quando o pai faleceu, São Geraldo tinha apenas 12 anos e, nesta idade, começou a trabalhar para sustentar sua mãe e suas irmãs, pois era o único filho homem. Tornou-se aprendiz na alfaiataria da cidade, onde foi muito maltratado. Também trabalhou na casa do bispo de Lacedônia, sofrendo muito também, devido ao forte temperamento deste bispo. Mas São Geraldo acolhia com docilidade tais sofrimentos, na certeza de que realizava a vontade de Deus. Com 19 anos, montou a sua própria alfaiataria. O trabalho prosperou, porém não guardou dinheiro, pois o que recebia doava praticamente tudo para os pobres.

Desde criança, São Geraldo sentia-se chamado por Deus para a vida religiosa consagrada. Por duas vezes tentou ingressar na Ordem dos Capuchinhos, mas não foi aceito devido à fragilidade de sua saúde. Mas Deus tem os seus caminhos. Anos depois, os Missionários Redentoristas pregaram as Santas Missões em Muro, sua terra natal. Sendo um jovem atuante na Igreja, participou profundamente de todos os momentos com os missionários e teve a clareza de que Deus o chamava para ser um daqueles missionários.

Para tornar-se um missionário redentorista São Geraldo enfrentou muitos obstáculos, sendo sempre perseverante. Na Congregação Redentorista foi um incansável trabalhador, exercendo vários ofícios: jardineiro, sacristão, alfaiate, porteiro, cozinheiro, carpinteiro e fez crucifixos.

Seu objetivo era em tudo fazer a vontade de Deus. Viveu simples e com os simples. Tinha a mente sempre elevada a seu “caro Dio” (querido Deus), e viveu com solicitude o amor a Deus e aos irmãos. Foi profundamente solidário com os que sofriam. Por onde passava, os pobres iam à sua procura, por que encontravam nele um amigo fiel e verdadeiro. Por isso que cantamos: “Mostrai-nos, ó São Geraldo, para todos um protetor! Por vós é que esperamos a bênção do Senhor”.

Que São Geraldo interceda por todos os jovens, para que a seu exemplo, sejam também amigos de Deus e dos pobres.












Pe. Américo de Oliveira, C.SS.R.

Reitor da Basílica de São Geraldo

Curvelo/MG

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page