Habemus Papam: O Agostiniano Que se Tornou Leão XIV
- Basílica de São Geraldo
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Cardeal Robert Francis Prevost: Servo Agostiniano a Serviço da Igreja Universal

No dia 14 de setembro de 1955, nasceu em Chicago, Illinois (EUA), Robert Francis Prevost, hoje um dos nomes mais relevantes da Igreja Católica, atuando como Prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina. Religioso da Ordem de Santo Agostinho (O.S.A.), seu lema episcopal — In Illo Uno unum ("No único, um só") — traduz bem sua trajetória de unidade, serviço e fidelidade à missão eclesial.
Ingressou na vida religiosa professando votos como agostiniano em 1978, com votos solenes em 1981. Foi ordenado presbítero em Roma no ano seguinte, em 19 de junho de 1982, pelas mãos do bispo belga Jean Jadot. Sua formação acadêmica incluiu estudos de matemática e filosofia na Villanova University, na Filadélfia, e mais tarde, um mestrado em direito canônico pela Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino (Angelicum), em Roma.
Entre 2001 e 2013, ocupou o cargo de Superior Geral da Ordem de Santo Agostinho, coordenando 427 casas religiosas, com mais de 2.600 consagrados, incluindo 1.852 presbíteros. Em 3 de novembro de 2014, foi nomeado bispo titular de Sufar e administrador apostólico da Diocese de Chiclayo, no Peru, sendo sagrado bispo no mês seguinte, em 12 de dezembro. A cerimônia contou com a presença do núncio apostólico no Peru, Dom James Patrick Green, além de Dom Jesús Moliné Labarte e Dom Salvador Piñeiro.
Em setembro de 2015, assumiu oficialmente como bispo diocesano de Chiclayo, onde serviu a uma comunidade de 1,1 milhão de católicos, com cerca de 110 presbíteros e 50 paróquias. Em janeiro de 2023, foi chamado pelo Papa Francisco para assumir a importante missão como Prefeito do Dicastério para os Bispos, função estratégica na nomeação de bispos em todo o mundo. No mesmo ano, foi também nomeado Presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina, tomando posse em 12 de abril.
Cardeal desde 30 de setembro de 2023, Robert Prevost é atualmente cardeal-bispo da igreja suburbicária de Albano. Ele é o 59º cardeal norte-americano da história do Colégio Cardinalício e o 18º da Ordem de Santo Agostinho a ser elevado ao cardinalato. Com 69 anos de idade, é presbítero há 41 anos e bispo há mais de oito. Fala fluentemente inglês, espanhol e italiano, e é uma presença atuante na Cúria Romana, onde continua a colaborar com o Papa Francisco na condução da Igreja.
Comments