top of page

Encontro Interparoquial 2022




Cerca de 50 representantes de pastorais e movimentos presentes nas Paróquias e Santuários Redentoristas da Província RJ-MG-ES estiveram reunidos, de 12 a 14 de agosto, na Casa de Eventos Seminário da Floresta, em Juiz de Fora (MG), para momentos de partilha, oração, formação e integração.

Coordenado pelo Secretário de Vida Pastoral, Pe. José Claúdio Teixeira, C.Ss.R., o Encontro Interparoquial voltou a ser realizado após dois anos sem acontecer, devido à pandemia; um retorno essencial para avaliar os desafios da evangelização e fortalecer os laços dentro da Unidade Redentorista. “É com grande alegria que a Província retoma o Encontro Interparoquial nesse período pós-pandemia, trazendo muitos ensinamentos! Percebemos a felicidade dos leigos na volta deste encontro entre as diversas pastorais e movimentos. A razão desse evento é esta partilha bonita! Torna-se ainda mais especial por ser o último Interparoquial nesses moldes, pois a partir do ano que vem, estaremos nos organizando como a grande Província RJ-SP-BA. Esse retorno traz muita esperança e alegria, as quais podemos perceber no olhar de cada leigo, bem como evidencia o desejo de continuar o processo formativo dentro da espiritualidade e do jeito de ser Redentorista. Percebemos, cada vez mais, como a formação, a partilha e o diálogo fazem a gente crescer na fé, na unidade e na busca por um projeto em comum para ser Redentorista em MG, RJ e ES”, afirmou Pe. José Cláudio.

Segundo o Missionário Redentorista, a reestruturação pela qual toda a Congregação está passando também foi pauta do Interparoquial. “Nós começamos o encontro com a partilha do Pe. Bruno Alves, C.Ss.R. sobre a história da Província, fazendo uma memória dessa nossa caminhada provincial, para que, ao estarmos com a nova Unidade RJ-SP-BA, não esqueçamos o passado. Nesse Interparoquial, um dos assuntos principais é conversar sobre esse processo de reconfiguração, que já é uma realidade presente em nossas paróquias e santuários, uma vez que temos confrades de outras Unidades Redentoristas atuando em nossas Comunidades”, disse o sacerdote.

O Pe. Sérgio Luiz e Silva, C.Ss.R., Secretário de Comunicação que coordenou a reunião da Pastoral da Comunicação (Pascom) durante o Interparoquial, também falou sobre esse processo: “A reestruturação é para a missão e na nova Província, nós temos uma tarefa muito importante e podemos contribuir de forma bastante positiva enquanto Pascom, estreitando laços e estabelecendo prioridades. É preciso pensar não só nas realidades locais, mas também se ajudar mutuamente. Nosso grande desafio é criar redes e fazer a comunicação circular entre nós”.

Para a leiga Ariadne Vieites, da Paróquia Santo Afonso, no Rio de Janeiro (RJ), o encontro foi bastante produtivo. “Foram momentos de grande aprendizado, especialmente pela troca de conhecimento e experiências entre as paróquias e santuários de nossa Província. Regressamos seguros de que é preciso sermos maduros na fé para experimentar o encontro pessoal com Jesus Cristo”, afirmou Ariadne.

Os participantes do Interparoquial também puderam apreciar a exposição “70 anos em 70 fotos”, que conta um pouco da história da Província nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, em 7 décadas de caminhada missionária.


:: CLIQUE AQUI e confira as fotos do Interparoquial 2022!


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page