top of page

25 anos de Ordenação Presbiteral - Pe. Américo de Oliveira, C.SS.R.

Minha História Vocacional

Nasci no dia 05 de janeiro de 1968. Dia de São João Neumannn, santo redentorista que muito me inspira na caminhada. Sou natural de Piedade do Rio Grande, de uma Comunidade rural que se chama Quebra-Carro, onde minha família reside até hoje.

Cresci numa família muito católica. Meus pais acompanhavam sempre a rádio Aparecida, naquele tempo do Pe. Victor Coelho de Almeida. A hora da Consagração a Nossa Senhora Aparecida, às três da tarde, era um momento em que toda a família se reunia em volta do rádio. Também me lembro com saudades do terço que rezávamos todas as noites, das madrugadas em que percorríamos seis quilômetros a pé para “fazermos” a primeira sexta-feira, das semanas santas e dos natais que íamos à noite para a cidade.

Mas, foi ouvindo a rádio Aparecida, que aconteceu o meu despertar vocacional. O carisma e o jeito de ser dos redentoristas tocaram profundamente o meu coração. E o sonho de me tornar um “filho de Santo Afonso de Ligório” para evangelizar os pobres e mais abandonados foi iluminando os meus passos. Então, enviei uma cartinha para o Secretariado de Vocações Redentoristas de Aparecida. Logo veio a resposta, indicando os redentoristas da minha região, que são os de Minas, Ri o e Espírito Santo. A partir daí, comecei um profundo Acompanhamento Vocacional com o Pe. Dalton, que depois foi um dos meus formadores.

A formação para ser um sacerdote redentorista é longa, exigente e desafiante. Mas é uma caminhada linda e que realmente vale a pena. Após concluir o Ensino Fundamental (8ª série), fui para Juiz de Fora, onde cursei o Ensino Médio, no colégio Santa Catarina, o Curso de Filosofia na Universidade Fedederal e o ano do Pré-Noviciado (SPES).

Depois destes oito anos de formação redentorista, foi o momento de uma decisão mais profunda, com o Noviciado, em Coronel Fabriciano, que se concluiu com a emissão dos votos de pobreza, castidade e obediência, tornando-me um missionário redentorista.

Dando continuidade, fui para os últimos quatro anos de formação inicial que se realizaram em Belo Horizonte, onde fiz o Curso de Teologia com os jesuítas, a Profissão Perpétua, a Ordenação Diaconal e, finalmente a Ordenação Sacerdotal, que aconteceu em minha terra natal, no dia 15 de novembro de 1997.

Nesses vinte e cinco anos, exerci o ministério sacerdotal, sendo vigário paroquial em algumas paróquias dos redentoristas, nas missões redentoristas e semanas vocacionais. No entanto, a experiência maior foi na área da formação dos futuros redentoristas.

Na Província Redentorista do Rio de Janeiro, tive a oportunidade de exercer várias funções: Superior Provincial, Vigário Provincial, Conselheiro Provincial, Secretário de Formação, Secretário da Vida Consagrada Religiosa e Assessor da Juventude Missionária Redentorista (JUMIRE). Atualmente, resido em Curvelo e sou o Reitor da Basílica de São Geraldo e o Superior da Comunidade Redentorista.

Ao celebrar os meus vinte e cinco anos de ordenação presbiteral, agradeço primeiramente a Deus pelo chamado que Ele me fez para eu ser um padre redentorista. Tudo é graça. Tudo é dom. Gratidão à minha família, aos meus formadores, aos colegas e tantas pessoas que fazem parte dessa bonita história. Que Deus abençoe a todos e rezem por mim.


Pe. Américo de Oliveira, C.SS.R.

91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page