top of page

Especial Oitava de São Geraldo 2017


Rendemos graças a Deus, e a o nosso querido São Geraldo por estes dias, em que Curvelo reviveu, pela centésima vez, momentos de profunda espiritualidade, fé e devoção. Agradecemos também a todos vocês que se fizeram presentes celebrando conosco, rezando, e também confraternizando em nossas Barraquinhas. Registramos um aumento significativo no público durante toda a Oitava, e principalmente no domingo, dia 03, encerramento da festa.

ABERTURA:

Às 5h sob o som dos sinos e dos estouros dos foguetes, saiu da porta da Basílica um cortejo de carros e motocicletas. Pe. Edson Alves, C.Ss.R, reitor da Basílica, acompanhou todo o trajeto, animando os que o acompanhavam e convidando o povo curvelano para participarem desta grande festa.No retorno do cortejo à Basílica, Pe. Edson aspergiu com água benta todos os veículos presentes.A primeira missa foi celebrada às 7h, presidida pelo Pe. Lucio Bento, C.Ss.R.. O Santuário estava completamente cheio.

GRANDE CARREATA:

A partir das 17h às ruas e avenidas de Curvelo foram tomadas por centenas de veículos. Carros, caminhões, ônibus, vans e motocicletas com um forte buzinaço avisava a todos o início da festa.

MISSA SOLENE

Em seguida, celebramos às 19h, a Missa Solene de Abertura desta grande festa. A Praça da Basílica estava repleta de fiéis, curvelanos e romeiros de distintos lugares. Dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R., bispo auxiliar de Belo Horizonte, presidiu a celebração e proferiu uma bela e forte homilia, na qual convidou a todos a assumirem também, a responsabilidade de transformar nosso mundo em um lugar menos desigual e mais justo.

MISSA PARA OS IDOSOS E ENFERMOS

A celebração das 15h no sábado, dia 26, foi dedicada especialmente aos idosos e aos doentes, Pe. Edson Alves, C.Ss.R., a presidiu acompanhado de seus confrades concelebrantes, Pe. Lucio Bento, C.Ss.R, da comunidade de Curvelo, e o Pe. Marcos Silva, C.Ss.R, redentorista da Vice-Província da Bahia. Após a homilia, os fiéis receberam o sacramento da unção.

MOTOCICLISTAS E CICLISTAS

Na terça-feira celebramos o quarto dia de nossa festa. Além dos grupos dos motociclista e ciclistas, a celebração contou com a participação da Paróquia Imaculada Conceição e do grupo do Terço da Mães que rezam por seus filhos. Pe. Carlos Dupin, pároco da Imaculada, presidiu a celebração. Pe. Luis Carlos, C.Ss.R. proferiu sua última reflexão, encerrando assim a primeira fase da Oitava. A noite ainda foi marcada pela presença do Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R., Superior da Província do Rio, que agora integra a equipe missionária da Oitava.

PRESENÇA PARAENSE

A noite de quarta-feira, dia 30, reservou boas surpresas para os fiéis presentes. A tradicional romaria de Belém do Pará participou da celebração juntamente com a Paróquia Santo Antônio de Inimutaba.Os paraenses trouxeram um pouco do Círio de Nazaré para Curvelo, com a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré e um pedaço da tradicional corda usada em suas festividades.Mons. Renato, pároco de Inimutaba, presidiu a celebração que foi belamente animada pelo grupo Cultural Cachoeira em Seresta.A pregação da noite foi proferida pelo nosso Superior Provincial Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R. Após a celebração, as barraquinhas foram contagiadas pelo ritmo envolvente do Carimbó. Pela segunda vez o grupo de paraenses nos apresentaram um pouco mais de sua rica cultura.

FACULDADES DE CURVELO

O sexto dia da OItava contou com a participação das Faculdades de Curvelo. FAC, FACIC e Unopar, participaram da Celebração Eucarística às 19h. A celebração foi presidida pelo Pe. Renato Diniz, pároco da Paróquia São Judas Tadeu e também vice-diretor na Faculdade Arquidiocesana de Curvelo. A celebração contou também com a presença dos grupos dos Terços dos Homens das paróquias de Curvelo. A pregação foi feita pelo Pe. João Batista, C.Ss.R., pregador da segunda fase da festa. Pe. João é missionário redentorista na Vice-província da Bahia.

AS BARRAQUINHAS

É aqui que os curvelanos e romeiros, devotos e devotas de São Geraldo se encontram após as celebrações. Um espaço agradável, com boa comida, boa música. Lugar ideal para confraternizar e ainda contribuir com a Oitava de São Geraldo. Durante todos os dias da festa, dezenas de voluntários se dedicaram aos trabalhos nas Barraquinhas de São Geraldo, para bem servir os frequentadores.Além das comidas típicas da região, como o caldo de costela, o tropeiro e o arroz com galinha, havia também apresentações artísticas e musicais com artistas de Curvelo. Em todas as noites aconteceram apresentações, com bandas, duplas, solos e também apresentações de dança realizadas pelas academias Transforma e Corpo, que levaram seus alunos, crianças, adolescentes e jovens para encantar o público presente nas Barraquinhas.

UMA NOITE ITALIANA

Dentro da programação das Barraquinhas, a noite de quinta-feira já se consolidou como a noite da Cantina Italiana. Neste ano, em sua terceira edição, os curvelanos e romeiros puderam saborear um pouco da rica cozinha mediterrânea. Massas, antepastos, molhos diversos e vinho, tudo preparado com muito zelo e carinho pela equipe de Eventos da Basílica. E porque trazer para Curvelo um pouco da cultura italiana? Nosso querido São Geraldo era italiano, assim como Santo Afonso Maria de Ligório o fundador da Congregação Redentorista. Dessa forma, podemos estreitar os laços culturais com a Itália, terra que nasceu nosso querido São Geraldo.

LEILÃO E DIVERSÃO

Na tarde de sábado as Barraquinhas são o palco para o tradicional leilão. Diversas prendas como doces, artesanatos, instrumentos de trabalho rural e os animais, galinhas, porcos, cavalos, bezerros e novilhas são leiloados em clima de muita alegria e solidariedade.

PENITÊNCIA E GRATIDÃO

Assim como em outros grandes locais de peregrinação, Curvelo recebe milhares de romeiros que se dirigem à Basílica de São Geraldo para agradecer a Deus as graças recebidas, os pedidos atendidos e os milagres realizados por intercessão do Santo Redentorista. E quase sempre, o agradecimento se materializa em forma de penitência. É tocante ver a expressão de uma fé cristalina em ações que os devotos se propõe, desafiando suas forças física e psíquicas.

Durante a madrugada do sábado, dia 02, pelo quinto ano consecutivo, um grupo de cavaleiros e amazonas, compõe uma comitiva que percorreu pouco mais de 40km entre as comunidades rurais de São Geraldo do Jataí e Saco Novo e a Basílica. Eles chegaram por volta das 6h, o cansaço era visível em seus semblantes, assim como, a satisfação pelo desafio cumprido. O grupo foi acolhido pelos missionários Redentoristas Ir. Alan Patricky e Ir. Pedro. Fazendo o mesmo trajeto, porém a pé, um grupo de 6 caminhantes da comunidade rural dos Laranjos, chegou um pouco mais cedo na Basílica. E, apesar do cansaço, expressavam muita alegria por teram completado o trajeto.

Outro momento em que se pode ver inúmeros devotos pagando promessas, é durante a procissão de encerramento da Oitava. São centenas de crianças e adultos vestidos semelhantes a São Geraldo. Muitos descalços, outros andando de costas, com ajuda de familiares, rezando, agradecendo, cantando, todos compenetrados em sua momento de agradecimento.

A sala de milagres e o velário também receberam milhares de expressões semelhantes, materializadas em ex-votos e velas. Por isso, nestes dias é possível afirmar que penitência e gratidão, dor e alegria caminham lado a lado, evidenciando que a fé em Deus é maior que as adversidades da vida.

GRANDE PROCISSÃO

Um dos momentos mais aguardados da Oitava é a procissão de encerramento logo após a missa das 15h.

A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Diamantina Dom Darci José Nicioli, C.Ss.R., e concelebrada pelos missionários redentoristas da comunidade de Curvelo e demais comunidades da Província do Rio, e também por padres seculares da arquidiocese de Diamantina.

Por volta das 16h30, o cortejo saiu da Praça da Basílica para percorrer as ruas centrais de Curvelo. O belíssimo andor, projetado pelo artista plástico curvelano, José Arnaldo e sua numerosa equipe, encanta a todos os romeiros.

Animando a procissão, estiveram presentes, quatro irmãos redentoristas, assim como São Geraldo. Eram eles os Irmãos Pedro e João Paulo, da Província do Rio; Ir. Alan Patricky, da Província de São Paulo e o Ir. Valdeneir, da Vice-província da Bahia. Eles foram acompanhados pela equipe de música da Basílica, que foi acompanhada pelo Pe. José Maurício, C.Ss.R.

Ao retornar para a Praça da Basílica, o Andor foi posicionado no centro da praça, cercado pela multidão de fiéis, que aguardavam a benção final. Antes disso, Pe. Edson Alves, C.Ss.R., reitor da Basílica, fez os agradecimentos a todos os colaboradores da Oitava. Estavam presentes no altar monumento, além dos missionários redentoristas como Pe. Américo, superior provincial, Dom Darci José Nicioli, autoridades municipais como o Maurílio Guimarães, seu vice, Marcos Dupin e secretários municipais e vereadores.

A administração municipal aproveitou a oportunidade para prestar uma Homenagem aos Romeiros e Missionários redentoristas, por essa significativa festa, a Oitava de São Geraldo, que neste ano completou sua centésima edição. Uma placa foi inaugurada, marcando esta data jubilar. A romaria de Belém-PA, que há mais de 40 anos marca presença em Curvelo neste período, foi também homenageada com uma placa de agradecimento por tamanho carinho e dedicação.

UMA OITAVA DE MELHORIAS

Encerramos a Oitava com um sentimento de gratidão e alegria. Felizes por termos vivenciado dias de profunda espiritualidade. E gratos por receber mais uma vez milhares de romeiros, estes que são os verdadeiros donos da festa.. E foi pensando neles que buscamos oferecer melhorias em nossa infraestrutura. Desse modo, com a ajuda da Associação dos devotos, conseguimos reformar os banheiros, implantar um novo sistema de som na Basílica, aumentar a tenda na praça, propiciando uma maior área de sombra, adquirir mais cadeiras para praça e para o interior da Basílica. Tudo isso pensando no bem-estar dos devotos e devotas de São Geraldo. Caminhamos agora para celebrar o Tríduo e Festa de São Geraldo em Outubro, entre os dias 12 e 15. Fica aqui o nosso agradecimento e o nosso convite.

Viva São Geraldo!!!


141 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page