Bodas de Ouro Sacerdotal


Natural de Curvelo, Pe. Luciano Silveira Ivo, C.Ss.R., carinhosamente chamado por todos por Pe. Ivo, completou no último domingo, dia 02 de julho, 50 anos de vida sacerdotal. Em comemoração às suas Bodas de Ouro foi celebrada uma Eucaristia em ação de Graças, às 11h, na Basílica de São Geraldo. Estando presentes seus familiares, amigos e agentes de pastorais da Basílica. Logo após, um festivo almoço encerrou as comemorações.

Ao final da celebração as Pastorais da Basílica prestaram uma homenagem ao jubilar, fizeram uma pequena retrospectiva de sua história e lhe presentearam com um álbum de fotografias. Pe. Américo, C.Ss.R., superior provincial da Província do Rio, ao parabenizar Pe. Ivo, ressaltou a sua constante disponibilidade para a província, sempre atendendo às necessidades que surgiam, principalmente as mais desafiadoras.

Estiveram também presentes, os missionários redentoristas Pe. Carrara, C.Ss.R., formador da comunidade Vocacional Dom Muniz em Belo Horizonte; Pe. Ronaldo, C.Ss.R, reitor da Comunidade São José em Belo Horizonte; Pe. Edson Alves, C.Ss.R., reitor da Basílica; Pe. Lucio Bento, C.Ss.R.; Ir. Geraldo, C.Ss.R.; Ir. João Paulo, C.Ss.R., e o Fráter Marcos Paulo, C.Ss.R.. Da Arquidiocese de Diamantina estiveram presentes o Mons. Borges, pároco da Matriz de Santo Antônio de Curvelo, Pe. Paulo seu vigário e capelão do hospital da Imaculada Conceição e Pe. Saldanha, pároco da Paróquia Sagrada Família de Curvelo.

O Informativo A Caminho com São Geraldo conversou com Pe. Ivo, que nos contou um pouco sobre a sua história, seu despertar vocacional e sua caminhada como missionário redentorista. Ao final da entrevista, ele nos apresenta um pequeno texto, uma memória agradecida, que foi por ele escrita em ocasião de suas bodas de prata, e que agora revisado, ainda representa bem os seus sentimentos neste momento de Júbilo.

Informativo A Caminho com São Geraldo: Pe. Ivo, conte-nos um pouco sobre

suas origens:

Pe. Ivo: Nasci em Curvelo em 16 de julho de 1940, sou o primeiro filho de 06, meus pais, Joaquim Ivo e Maria José Silveira se casaram em Paraopeba e depois se mudaram para Curvelo, moravam na Rua Juvenal Dias, bem próximo da Basílica de São Geraldo. Desse modo, estando bem próximo do Santuário, comecei bem pequeno a participar das missas e demais atividades. Logo me tornei Coroinha e também membro de uma conferência de São Vicente de Paulo.

Informativo: E sobre o seu despertar vocacional, como ocorreu?

Pe. Ivo: Em 1954, ainda como coroinha, despertou-me o desejo de ser padre. Quem me acompanhou nesse primeiro momento e me encaminhou para o seminário foi o Pe. Alberto Pasdeloup, C.Ss.R., missionário redentorista holandês. A princípio fui para o seminário menor em

Congonhas-MG. Lá permaneci por 07 anos. Em seguida, dei continuidade aos estudos em Juiz de Fora - MG, no Seminário da Floresta. Fui ordenado sacerdote aos 02 de julho de 1967, na Catedral de Juiz de Fora. Na ocasião foram ordenados outros 05 colegas, sendo 02 peruanos e 03 brasileiros.

Informativo: A vida como Missionário Redentorista, o que mais te marcou?

Pe. Ivo: Logo após ordenado, iniciei meus trabalhos no seminário menor na cidade de Três Pontas, onde permaneci por 02 anos. Em seguida mudei-me para Vitória-ES, onde a congregação iniciava uma fundação missionária. E assim,continuaram as andanças. Passei pelo Vale do Aço, em Timóteo e Coronel Fabriciano; Pelo norte de Minas, na Diocese de Montes Claros, onde vivi em Grão Mogol e nas proximidades de Salinas; depois novamente no espírito Santo, mas em Cariacica, na região metropolitana de Vitória; e há pouco mais de 04 anos retornei para minha terra natal, Curvelo.

Aqui em Curvelo, Pe. Ivo, se dedica a acompanhar os grupos do Círculos Bíblicos e também os Vicentinos, assim como na sua infância. Gosta de ler sistematicamente o jornal L’Osservatore Romano. Escreve regularmente em seu diário de campo e mantém também um caderno de bons pensamentos, onde registra frases de diferentes personalidades. Além disso, colabora com este informativo, escrevendo artigos.

MEMÓRIA AGRADECIDA

Bodas de Ouro Sacerdotais: UM FATO DA VIDA

Comemorar a Caminhada, o itinerário humano-místico de toda uma Vida: O MARCO EXISTENCIAL.

Sem dúvida, BODAS é mais que uma data, uma efeméride! É um Divisor de Águas!

É como estar no patamar intermediário de uma imensa subida e de lá contemplar: de um lado o ponto de partida de onde se saiu, de onde se começou a andar por trilhos e estradas largas; por lugares revitalizantes e aconchegantes e por outros tantos lugares ensolarados e escaldantes.

São os caminhos da Vida!

De outro lado a visão de que minhas forças estão à disposição e há grande estrada pela frente. Quem sabe outros tantos vinte e cinco anos?!

Estou disposto a tanto.

Divisor de Águas!

Parece-me que minha Vida, a partir de então para ser mesmo Vida, tomará o sabor do Novo!

novos RUMOS

novas ATIVIDADES

novas REFLEXÔES

novos DESAFIOS

novos APELOS

novas PESSOAS...

Nada se repete!

É a estrada, o Caminho que se abre caminhando!

Na bagagem existencial a ex-peri-ência

do vivido

do orado

do celebrado

do fraquejado

do sofrido

do descoberto

do gozado

do conquistado

do amadurecido...

Do “lado esquerdo do peito” a multidão imensa de rostos e corações amigos – inclusive os da “glória” – gente que veio comendo o pão junto comigo nesta estrada. São as com-panheiras e os com-panheiros de jornada. E são muitas e muitos... graças a Deus! Pequenos e grandes, da cidade e do campo, novos e idosos, estudados ou não...

Por todos os lados e a todo momento um Sopro: o Sopro Criador e Impulsionador; a Mão do Pai ora acariciando, ora corrigindo, indicando sempre, substituindo nunca; e o Irmão mais Velho, que já passou pelos mesmos caminhos – todos menos um - e diz: “Vem e segue-me, Eu sou o Caminho” (Jo 10,10)

Assim me vejo a estas alturas de minha Vida.

Sem dúvida, BODAS é mais que Divisor de Águas.

É momento de Renovada Graça!

Assim Seja!

Pe. Luciano Silveira Ivo, C.Ss.R., Curvelo, Julho de 2017


163 visualizações

Basílica de São Geraldo

Site desenvolvido usando tecnologia Wix

Todos os direitos reservados.

  • YouTube
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle