top of page

Missa de abertura do Ano SPES


No sábado, dia 04 de março, aconteceu a abertura do ano SPES, uma das etapas de formação da Província do Rio. Neste ano o SPES está localizado em Curvelo, e tem como formador o Reitor da Basílica, Pe. Edson Alves, C.SS.R.. Durante a celebração, que contou com a participação do Superior provincial, Pe. Américo, e dos formadores Pe. Fagner da comunidade Santo Afonso e do Pe. José Maurício, da comunidade São Clemente, Pe. Edson apresentou à assembleia o seminarista Marcos Antônio, que residirá na comunidade curvelana por este período. Participaram também da celebração os Padres da comunidade local: Pe. Lúcio Bento, C.SS.R, Pe. Fonseca, Pe. Ivo e Pe. Assis, que foi um dos idealizadores dessa etapa formativa.

O Informativo A Caminho com São Geraldo conversou um pouco com o

seminarista Marcos, vejam a entrevista:

Inf. A Caminho com São Geraldo: Quais são as suas origens? Conte-nos um pouco do seu despertar e caminho vocacional.

Marcos Antônio: Sou natural de Guaçuí, extremo sul do Estado do Espirito Santo. Meus pais, Antônio Acácio e Ana Maria, sempre tiveram uma participação ativa na Igreja, atuavam nas atividades pastorais de nossa paróquia, assim, eu também segui esse caminho. Desde os 8 anos eu já tinha o desejo forte de ser padre. Em 2006, estando no Rio de Janeiro capital para um tratamento de saúde, tive a oportunidade de conhecer a paróquia Santo Afonso, na Tijuca, que é de fundação Redentorista. Já de volta a Guaçuí, conversando com uma amiga sobre a essa experiência, ela me contou que tinha um irmão que vivia no Rio e que participava dessa paróquia. Em uma visita a nossa cidade, ela nos apresentou, ele me falou bastante sobre o Carisma Redentorista, e eu expressei meu desejo em ser padre, desse modo, ele retornando para o Rio levou meus dados para o assessor vocacional da época, o Ir. Afonso José. Assim comecei a fazer o acompanhamento com a Congregação Redentorista, já sendo acompanhado pelo Pe. Mauro, C.SS.R. Em 2009 dei início a minha caminhada formativa na comunidade Vocacional Santo Afonso em Juiz de Fora. Lá conclui o ensino médio. Em seguida iniciei os estudos de filosofia, nesse momento morando na comunidade Vocacional São Clemente, também em Juiz de Fora. Me formei no ano passado, e agora, inicio o ano SPES em Curvelo.

Inf. A Caminho com São Geraldo: O que mais lhe chamou atenção na Congregação redentorista?

Marcos Antônio: A princípio, a vida comunitária me chamou muito atenção. Não me vejo morando sozinho como um padre diocesano. Depois, e agora de maneira mais forte, o carisma missionário. Já tive a oportunidade de participar de diversos trabalhos missionários e é algo que gosto bastante, não consigo ver minha vocação distante do carisma missionário.

Inf. A Caminho com São Geraldo: O que é o ano SPES?

Marcos Antônio: O ano SPES – Síntese Pessoal de Experiências Subjetivas- é um tempo de pausa nos estudos para que possamos fazer uma síntese de nossa caminhada vocacional, para rever nossos passos, nossas escolhas. Citando Pe. Dalton um dos idealizadores do SPES, “é o tempo dos três ‘esses’: Solidão, Solidez e Solidariedade, um tempo para viver e fazer seu caminho pessoal sozinho e perceber se é isso mesmo que você deseja”. Um período em que podemos nos dedicar mais a leitura sobre espiritualidade, a vida de oração, proporcionando assim, um terreno fértil para refletir sobre nossa caminhada vocacional.

Inf. A Caminho com São Geraldo: Você já conhecia Curvelo e a Basílica de São Geraldo?

Marcos Antônio: Já estive em Curvelo durante a oitava de São Geraldo com a minha turma do Seminário Santo Afonso e depois com a JUMIRE (Juventude Missionária Redentorista). A festa muito me impressionou devido a significativa expressão fé dos milhares de romeiros que aqui se dirigem todos os anos. Tive oportunidade de ajudar na exposição sobre a vida de são Geraldo, na distribuição de material de promoção vocacional, foi uma experiencia muito boa.

Inf. A Caminho com São Geraldo: Quer deixar uma mensagem para nossos leitores?

Marcos Antônio: Sim, especialmente para os jovens que nos acompanham. Se algum de vocês sente o desejo de a caminhada vocacional, não desanimem, vale a pena! Eu não me arrependo de ter feito essa escolha, já são nove anos de caminhada, de muito crescimento e aprendizado. E para aqueles que não se sentem chamados para a vida religiosa, mas que desejam participar da vida pastoral da Basílica, sintam se convidados, venham participar conosco!


100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page