Basílica de São Geraldo

Site desenvolvido usando tecnologia Wix

Todos os direitos reservados.

  • YouTube
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

Jesus Educador

“É esta a vocação do homem: ser sujeito do processo educativo, estar em relação não só no mundo, mas com o mundo, para transformá-lo.”

(Edgar Silva Junior)

 

Jesus Educador

No campo da educação popular, hoje, insiste-se muito na valorização do currículo oculto que cada pessoa carrega consigo, e que é sufocado pela cultura dominante, que coloca a pessoa numa verdadeira teia de aranha de solicitações, opiniões, propostas, imposições. Jesus revela-se um verdadeiro educador: um exemplo temos no cap. 24 de Lucas. 
... Dois discípulos, desiludidos com o “fracasso da cruz”, caminhavam de volta para casa, em Emaús. No caminho Jesus ressuscitado junta-se a eles. “Educar é caminhar junto”. Eles não o reconheciam...
Jesus provoca – os: o que ides conversando pelo caminho? – “Educar é saber escutar” – um deles dá a matéria para iniciar a conversa: “Jesus era um profeta poderoso, nossos chefes o condenaram à morte”... Jesus poderia simplesmente dizer “sou eu”... mas faz que não sabe do acontecido, para valorizar a história do povo, lembrando suas lutas, conquistas, fracassos, começando com Moisés, percorrendo os profetas, explicava-lhes o que se achava escrito sobre Ele (Jesus).
A história é mestra da vida – O verdadeiro educador é um profeta...
Diante de uma realidade em que milhões vivem numa situação escravizante (miséria, doenças, analfabetismo, etc.), o educador não pode ser uma peça manipulada pelo poder dominante, deve ser um elemento de transformação. 
- “Fica conosco”, foi o pedido dos dois, quando o desconhecido dava a mão para se despedir... – “Educar é saber cativar” – Nosso coração ardia, quando ele nos falava pelo caminho “... Jesus aceita entrar na intimidade dos dois, permanecendo com eles. Muitas vezes os educadores são convidados a ficar conosco, a lutar conosco, a reivindicar conosco, mas preferem não se comprometer. 
Estando com eles à mesa – “Sentar-se com” já ensina muito, diante da agitação social, que dificulta o encontro pessoal... Jesus, voltando-se para o Pai, pegou o pão e depois de o partir, deu-o a eles. 
Foi neste momento que os dois o reconheceram... Uma educação iluminadora leva a uma sociedade que sabe partilhar o pão, que faz abrir os olhos diante de uma realidade de injustiças e miséria (Puebla).
... Levantaram-se os dois, conscientizados, e imediatamente voltaram para Jerusalém.

 

 

Pe. Jésu Assis, C.SS.R.
Curvelo/MG

Compartilhe no Facebook
Please reload

Últimas notícias

31/10/2019

Please reload