Basílica de São Geraldo

Site desenvolvido usando tecnologia Wix

Todos os direitos reservados.

  • YouTube
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

A Liturgia na Vida - Quaresma, um novo começo!

Todos os anos preparamos a Páscoa com o período quaresmal. Tempo litúrgico que vai da quarta-feira de cinzas até a missa de quinta-feira santa, ou da Ceia do Senhor, exclusive. Jejum, penitência, oração, escuta da palavra e gestos concretos. Um itinerário riquíssimo para nossa caminhada de fé.
A Palavra proclamada nesses dias traz elementos fundamentais da vida cristã. Conversão interior, fraternidade, amor ao próximo, justiça e misericórdia são alguns temas evidenciados nas leituras. Mergulhados na Palavra, somos convidados a trilhar um caminho de verdadeira conversão. 
A Quaresma nos favorece uma participação mais intensa no mistério pascal de Cristo, centro da fé e da vida do cristão. É um tempo de graça onde somos convidados a redescobrir a força libertadora de Jesus. Somos o novo povo de Deus a caminho para a Terra Prometida do mundo redimido por Cristo. A Quaresma, sinal sacramental da nossa conversão, torna-se momento de reabastecimento necessário para todas as estações da vida cristã. É verdade que o Senhor nos dirige a todo o momento. Qualquer época do ano é tempo de Deus. No entanto a Quaresma constitui um período privilegiado de intimidade com o Senhor. É o tempo favorável, dia da Salvação! 
O Papa Francisco nos diz que “a Quaresma é um novo começo, uma estrada que leva a um destino seguro: a Páscoa de Ressurreição, a vitória de Cristo sobre a morte. E esse tempo não cessa de nos dirigir um forte convite à conversão: o cristão é chamado a voltar para Deus ‘de todo o coração’ (Jl 2, 12), não se contentando com uma vida medíocre, mas crescendo na amizade do Senhor. Jesus é o amigo fiel que nunca nos abandona, pois, mesmo quando pecamos, espera pacientemente pelo nosso regresso a Ele e, com esta espera, manifesta a sua vontade de perdão”. 
Momento de intensificarmos nossa vida espiritual através do jejum, a oração e a caridade, embasados sempre na Palavra de Deus, que somos convidados a ouvir e meditar com maior assiduidade nesse tempo.
Tempo favorável para renovação. Que o Espírito Santo nos guie! Purificados do pecado, possamos servir plenamente ao Reino de Jesus. Participando na vitória de Cristo, testemunhamos a alegria da Páscoa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pe. Paulo Morais, C.SS.R.

Compartilhe no Facebook
Please reload

Últimas notícias

31/10/2019

Please reload