Basílica de São Geraldo

Site desenvolvido usando tecnologia Wix

Todos os direitos reservados.

  • YouTube
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

Basílica tem novo Reitor

14/02/2017

 

 

 

Basílica de São Geraldo tem um novo Reitor! O Missionário Redentorista, Pe. Edson Alves da Costa, C.Ss.R., tomou posse na noite do dia 27 de novembro, 1º Domingo do Advento. Pe. Edson, que anteriormente residia em Coronel Fabriciano (MG), já era conhecido em Curvelo, participou de algumas Oitavas e Tríduos de São Geraldo e neste ano foi pregador durante a Oitava. Curvelanos, agentes de pastorais da Basílica, familiares, confrades e amigos de Pe. Edson lotaram o santuário para celebrar sua chegada.

 

A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Diamantina, Dom Darci José Nicioli, C.Ss.R., e concelebrada pelos Missionários Redentoristas da comunidade de Curvelo e de outras comunidades da província, e também por padres diocesanos. Pe. Carrara, C.Ss.R., Vigário Provincial representou Pe. Américo de Oliveira, que se ausentava por estar participando do XXV Capítulo da Congregação Redentorista. Pe. Lucio Bento, C.Ss.R., que esteve à frente da Basílica como reitor em exercício, acolheu calorosamente em nome de toda comunidade curvelana o seu confrade.
 Uma celebraçao bonita e repleta de significados, que pelos ritos de posse encantou a todos. 
O desejo de boas-vindas e de gratidão a Deus pela chegada de Pe. Edson era claro entre os presentes. Ao lado vamos conhecer melhor o Novo Reitor Da Basílica de São Geraldo.

 

Origens

Padre Edson nasceu em Itabira, aos 17 dias  de fevereiro de 1976. Morou por um tempo em Coronel Fabriciano e Ipatinga. Filho de João Basilio da Costa (Falecido) e Maria da Conceição Alves. Sua vocação despertou ainda criança, mas foi na juventude que ao conhecer Santo Afonso teve mais clareza do chamado, como ele mesmo descreve: Comecei o acompanhamento vocacional no ano de 1998, após receber de presente um livro sobre a vida de Santo Afonso Maria de Ligório. Mas tudo começou mesmo, ainda criança. O menino que a princípio queria ser capinador de lotes, de repente se viu desejoso de ser padre. Por vários momentos pensei em procurar acompanhamento vocacional, mas por diversas vezes tive que adiar esta procura, pois minha família precisava de mim e eu acreditava que trabalhando poderia ajudá-los nas necessidades que não eram poucas.

 

Vocação

O meu primeiro contato à procura de acompanhamento se deu aos 21 anos de idade, nesta época, sentia que era o momento de buscar um sentido e também respostas para aquele desejo de ser padre. Não sabia nada sobre o ser religioso, a não ser as poucas coisas que busquei sobre Santo Afonso.

Acolhido pelos redentoristas, estudei: o Ensino Médio e Filosofia em Juiz de Fora - MG; Ano SPES em Coronel Fabriciano - MG; Noviciado em Campina Grande – PB e Teologia em Belo Horizonte - MG.     

Sua profissão Religiosa foi no 06 de janeiro de 2007. E sua Ordenação Presbiteral em 06 de novembro de 2010.

Por que ser missionário Redentorista? Por ter me sentido provocado pelo exemplo de vida de Santo Afonso e por acreditar que existem muitos que ainda aguardam o anuncio da Copiosa Redenção! 

 

Caminhada como Religioso

Cidades em que trabalhou e Funções desenvolvidas na Província:

- Campos dos Goytacazes - RJ (2010: tempo de transição para os ministérios ordenados e exercício do diaconato).

- Cariacica – ES (2011 a 2012: Coordenador da Equipe de Missão Itinerante: “Missões Redentoristas”).

- Belo Horizonte – MG (2013 a 2014: Secretário de Pastoral Vocacional).

- Coronel Fabriciano – MG (2015 a Novembro de 2016: Superior Local da Comunidade Redentorista de Coronel Fabriciano e Formador do Ano SPES (Pré-Noviciado)) e ainda, membro do Governo Provincial como Conselheiro. 

 

Nova Missão

Como recebeu o convite para ser reitor da Basílica?

- A princípio me senti um pouco surpreso pela proposta. Pedi um tempo para rezar o convite e tendo percebido que posso oferecer meus pequenos “dons”, respondi sim com alegria e esperança à confiança que me é depositada. 

Expectativas para esta nova missão:

- Sigo com o coração aberto e disposto! Anseio colaborar com os confrades em nosso trabalho redentorista junto ao povo curvelano. Sei que muita coisa boa já fora feita e espero com a Graça de Deus, oferecer um pouco mais de minha vida!

O que dizer sobre São Geraldo?

- Simplesmente um jovem que se deixou conduzir por Jesus Cristo e em tudo foi sinal da Graça de Deus! Homem da oração e do serviço que com certeza levou a sério as propostas deixadas por Santo Afonso!

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Please reload

Últimas notícias

31/10/2019

Please reload