top of page

SÃO JOÃO NEUMANN


No dia 05 de janeiro, a Congregação Redentorista celebra um de seus santos: São João Nepomuceno Neumann, que em seu legado nos deixou lições e ensinamentos que nos inspiram a sermos criativos na obra da evangelização, especialmente em tempos de reestruturação.

Para os Redentoristas, é uma alegria ter um santo pequeno na estatura, mas de muita importância para a Igreja e para a Congregação. São João Neumann foi o 4º bispo da cidade de Filadélfia. Ele nos revela uma face bonita de nosso carisma: dedicação aos pobres e capacidade de descobrir os caminhos mais acertados para a Igreja nos momentos difíceis. Lembremos que o protestantismo era forte e agressivo nestes tempos. Os emigrantes, além de abandonados e sofridos, eram hostilizados por sua condição e por serem católicos.

São João soube abrir um caminho importante que deu bases para o catolicismo americano: a formação nas escolas católicas. Foi um organizador da vida diocesana construindo em poucos anos uma catedral e 80 igrejas. Soube alimentar a vida espiritual com a introdução da Adoração das 40 Horas, devoção em voga no seu tempo.

Foi o primeiro a entrar na Congregação do Santíssimo Redentor em terras americanas. Foi superior dos redentoristas. Foi nomeado bispo, ministério que realizou durante poucos anos.

João Nepomuceno Neumann, nasceu em Prachatitz na Boêmia (Atual República Tcheca) a 28 de março de 1811. Faleceu no dia 5 de Janeiro de 1860 (aos 48 anos), em Filadélfia, Estados Unidos.

(fonte: https://www.provinciadorio.org.br)

12 visualizações0 comentário
bottom of page