Numa cerimônia marcada pela doação de vida, os Redentoristas ganham mais um presbítero!
Com o lema “Enviou-me para anunciar a Boa Nova aos pobres” (Cl 4,18), o Diácono Marcos Antônio Azevedo Carvalho, Missionário Redentorista, recebeu neste sábado, dia 22 de julho, o sacramento da Ordem, no grau de Presbítero.
A Missa de Ordenação Sacerdotal aconteceu na Paróquia São Miguel Arcanjo, em Guaçuí, no Espírito Santo e foi presidida por Dom Vicente de Paula Ferreira, Bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora (BA).
A Santa Missa foi concelebrada pelo Provincial Redentorista Padre Nelson Antônio Linhares e por vários confrades representando as Comunidades Redentoristas da Província do Rio, Minas e Espírito Santo. Também estiveram presentes o pároco local, alguns sacerdotes amigos do ordenado, além de Diáconos Permanentes da Diocese de Cachoeiro, seminaristas, familiares e amigos. Além dos fiéis da própria cidade de Guaçuí, marcaram presença também os fiéis de Cariacica (ES), cidade onde o Diácono está trabalhando atualmente e alguns Missionários Leigos Redentoristas.
Logo após a proclamação do Evangelho teve início o rito de Ordenação com a eleição do candidato. Durante a reflexão Dom Vicente dirigiu-se ao Diácono Marcos, ressaltando a importância do compromisso com os pobres, os abandonados e a ecologia integral.
Após a homilia, o ordenando fez as promessas e todo povo de Deus foi convidado a pedir a intercessão dos santos, por meio do canto da Ladainha de todos os Santos. Na sequência, Dom Vicente realizou a imposição das mãos sobre o Diácono Marcos Antônio, gesto repetido por todos os presbíteros presentes. Rezou-se, então, a prece da Ordenação. Dando continuidade ao rito, houve o revestimento com as vestes sacerdotais e a unção das mãos. As mãos cingidas foram desatadas por seus pais, que receberam a primeira bênção do neopresbítero, num momento de muita emoção. Em seguida, foi cumprimentado pelos demais presbíteros e por seus familiares.
Ao fim da missa, Pe. Marcos Antônio agradeceu a presença do Bispo, dos Padres, Diáconos, dos familiares e de todos os fiéis presentes na celebração. Agradeceu também a todas as pessoas que, de modo direto e indireto, trabalharam para o bom êxito da ordenação, de modo especial à Equipe que preparou a Semana Vocacional.
Logo após a cerimônia, houve um jantar servido a todos os convidados. Tudo num clima de festa, emoção e fé!
A celebração foi transmitida ao vivo através do Facebook e Youtube oficial da Paróquia.
CARACTERÍSTICAS DAQUELE QUE ASSUME O MINISTÉRIO SACERDOTAL
O sacerdócio é um despojamento de si mesmo, uma entrega a Deus, é fazer a vontade de Deus, é repetir com Nossa Senhora aquele sim “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra” (Lc 1, 38); um desprendimento total para estar à disposição de Deus, ser instrumento d’Ele, para que Deus faça em nós segundo a Sua vontade, o seu desígnio de amor.
O sacerdote tem como missão, viver nesta tríplice dimensão:
o anúncio da Palavra – se alimenta, se identifica, vive, testemunha e anuncia a Palavra de Deus;
o ministério da santificação pelos sacramentos – ajuda as pessoas a mergulharem no mistério de Cristo pelos sacramentos, em especial a Eucaristia;
a missão de Pastor – que cuida, acolhe, zela, une as pessoas, vai ao encontro de todos, se dedica no cuidado do rebanho que Deus nos confia”.
Para isso, é preciso estar em Cristo, abrir-se aos dons, cultivar a presença de Deus na oração, no ofício divino, no ofício das horas, com a leitura orante da Palavra, viver a vida sacramental unido ao mistério de Cristo, cultivar essa sintonia com Deus, a devoção a Nossa Senhora, a Mãe do Perpétuo Socorro, nossa mestra e nossa companheira de missão, e aos santos, em união ao Presbitério e em plena comunhão com a Igreja.
Komentarze