Novena de São Geraldo

Oração Inicial 


Ó São Geraldo, reunidos em nome de Cristo, pedimos a vossa intercessão por toda a Igreja, por todos os homens e mulheres, como também por nós mesmos e nossas famílias. Intercedei por nós para que sejamos dóceis aos apelos da graça de Deus em nossa vida, para que acolhamos a santa vontade de Deus, para que sejamos discípulos do seu Filho Jesus Cristo, construindo no mundo o Reino que ele inaugurou. Alcançai-nos as graças de que necessitamos para viver bem a nossa vida, com amor, saúde, paz e alegria.


Terceiro dia:

São Geraldo e seu trabalho incansável

Reflexão


Cel: Quando pensamos na vida de Geraldo, o imaginamos em contemplação estática, alheio ao esforço de ganhar a vida. Como se Deus o sustentasse materialmente uma vez que vivia em profunda comunhão espiritual com Ele. Nada disso. Órfão aos 12 anos, teve que aprender a trabalhar para ajudar no sustento da família. Depois da morte do pai, torna-se o homem da casa.
Ass.: Suas mãozinhas de menino serão obrigadas a segurar a agulha, a régua e a tesoura para continuar a profissão do pai. Será alfaiate, como queria a pobre mãe. Sofreu no ofício de aprendiz de alfaiate.


Cel.: Foi difícil a vida de Geraldo. Muito semelhante à vida de muitos irmãos nossos. Obrigado a ganhar a vida, assume uma profissão simples e humilde, a de alfaiate, e sofre todas as humilhações possíveis. Mas ele não perde  a dignidade. Não se revolta com Deus. Aceita tudo por Jesus Cristo. Perdoa os que o ofendem.
Ass.: Geraldo não teve condições de protestar contra a injustiça do mundo. As coisas naquele tempo eram difíceis. Como hoje, os pobres e humilhados não tinham mesmo voz  e vez. Não podiam lutar por salários mais justos. Geraldo ganha somente o suficiente para seu sustento e o sustento de sua família.


Cel.: Mas a vida de Geraldo é um protesto silencioso. Vive uma profunda solidariedade com os pobres e os que sofrem, porque também ele é um sofredor. Ao acolher ser irmão redentorista, escolheu a pobreza e os pobres. Quis estar a serviço dos pobres, viver do jeito deles, estar com eles, ajudá-los em suas necessidades. Foi um verdadeiro "bom samaritano".
Ass.: Geraldo atendia às necessidades dos pobres de modo muito generoso. Seu primeiro objetivo, como redentorista, era levar a salvação de Cristo a todos, a Copiosa Redenção. Mas o anúncio da salvação tem um conteúdo preciso: "Proclamar aos prisioneiros a libertação e aos cegos a recuperação da vista". E ainda: "Devolver a liberdade aos oprimidos" (Lc 4, 18). Assim viveu Geraldo, pobre com os pobres, humilde com os humildes, simples com os simples, longe dos palácios e do poder. Sua Vida como a de Jesus, foi serviço aos mais necessitados.


Intercessão


Cel.: Deus Pai, que enviaste vosso Filho Jesus para anunciar a Boa Nova da salvação.
Ass.: Fazei-nos compreender como realizá-la no mundo de hoje.
Cel.: Jesus, que nos ensinastes como realizar o Reino em nossa vida.
Ass.: Que vos sigamos a exemplo de São Geraldo.
Cel.: Espírito Santo, que mantém viva em nossa vida a chama do amor.
Ass.: Que amemos como Jesus amou e que o sigamos a exemplo de São Geraldo.


Rezemos


Deus nosso Pai, São Geraldo foi um trabalhador e anunciador do vosso Reino. Como cristão e religioso, escolheu a pobreza e os pobres, exatamente como vosso filho. Que façamos do nosso trabalho um lugar de santificação pessoal. E que não nos esqueçamos daqueles que sofrem. Saibamos construir o vosso Reino na solidariedade com todos. E que nossos sofrimentos abram o nosso coração para vossa bondade e misericórdia. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Últimas notícias

Basílica de São Geraldo

Site desenvolvido usando tecnologia Wix

Todos os direitos reservados.

  • YouTube
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle